O que é Samba de roda?

 Origem do samba de roda é influência  com a capoeira

As suas origem teria surgido por inspiração sobretudo de um ritmo africano, o Semba  e teria sido formado a partir de referências dos mais diversos ritmos tribais africanos. De acordo com pesquisas históricas, o Samba de Roda foi uma das bases de formação do samba carioca.

Samba de Roda designa uma mistura de música, dança, poesia e festa . Presente em todo o estado da Bahia, o samba de roda é praticado principalmente, na região do Recôncavo. Mas o ritmo se espalhou por várias partes do país e pelo mundo.

Samba de roda é uma variante musical mais tradicional do samba , originário do estado brasileiro da Bahia. O estilo musical normalmente é o afro-brasileiro  , que é associado a uma dança, que por sua vez está ligada à capoeira. É tocado por um conjunto de berimbaus, atabaques, pandeiros e  agogô acompanhado principalmente por canções e palmas num ritmo quente cheio de energia.

Esse documentário realizado pela Revista de história da Biblioteca Nacional (RHBN) no âmbito do projeto história no Ponto em parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural do MinC ( Cultura Viva).

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *