10 livros top do mercado de capoeira

Os melhores livros do mercado, você pode complementar seus conhecimentos teórico para aplicar na capoeira.

Deixamos aqui uma série de vários livros de capoeira para você fazer a melhor escolha e viajar no mundo da leitura e aprofundar mais sobre essa arte marcial Brasileira.

Dica da lista top 10 dos livros:

1- A Capoeira Escrava e Outras Tradições Rebeldes no Rio.

Descreve e analisa a trajetória da capoeira escrava e de outras manifestações de rebeldia na cidade do Rio de Janeiro, no começo do século XIX. Documenta a progressiva evolução da capoeira no contexto político e cultural, incluindo o papel dos capoeiristas nos movimentos políticos e nos conflitos de rua.

 

2- Capoeira e Psicomotricidade Brincando e Aprendendo a Jogar.


O ensino da capoeira, com seus pressupostos teórico-pedagógicos e sua dimensão lúdica. As atividades propostas neste livro são úteis a capoeiristas, professores de educação física e educadores em geral que se apoiam no lúdico para a difusão desta arte brasileira.

 

3- Capoeira: Patrimônio Cultural Brasileiro.


Esse livro é um rico material para complementar as aulas de História, Geografia e Educação Física. Criada pelos escravos brasileiros como luta por sua liberdade, a capoeira recebeu, desde o início, as influências africana, indígena e europeia, tornando-se uma das mais claras expressões da cultura nacional.

 

 

4- Capoeira.


Um dos símbolos da cultura brasileira, a capoeira sempre foi perseguida em nosso país, especialmente na passagem do Império para a República. Este livro retrata as origens sociais e culturais da capoeira e mostra como ela contribuiu para que os negros conquistassem e ampliassem seu espaço político e social no Brasil.

 

5- O Corpo na Capoeira.

O corpo na capoeira é um mergulho na arte da capoeiragem. Aborda suas origens, história e fundamentos, trazendo-nos a compreensão de que a capoeira não é somente um jogo competitivo de estética apreciável.

 

 

6- Luana – Capoeira e Liberdade.

Cafindé, o lindo lugar onde Luana mora, é um remanescente de quilombo. Lá, todos são contagiados pela alegria, menos o velho Atino, que vive solitário e distante, no alto de um morro. Para isso, ela toca seu berimbau mágico e viaja no tempo para a Cafindé de décadas atrás.

 

 

7- O Corpo Em Ação Na Capoeira.

O corpo na capoeira é um mergulho na arte da capoeiragem. Aborda suas origens, história e fundamentos, trazendo-nos a compreensão  com um diálogo interno e externo, em que um jogador é bem-sucedido na interação como respeita seu adversário.

 

 

8- O Herói de Damião: A Descoberta da Capoeira.

Damião é um moleque danado, aos sete anos decide encontrar seu verdadeiro herói, Vai dar a “volta ao mundo” e acaba descobrindo a capoeira, uma luta supreendente que todos podem praticar. Junto com Damião você aprenderá a entrar na roda, tocar berimbau, dar um aú e virar você mesmo o seu herói.

 

9- José Moçambique E A Capoeira.

Uma arte que na época da escravidão chegou a ser considerada crime, mas que com a abolição assumiu o justo lugar de expressão genuína da cultura de um povo. Jogar com o outro, não contra o outro. Essa é a base da capoeira, um misto de luta e dança introduzido no país por escravos africanos como forma de resistência à opressão.

 

10- A Capoeira no Rio de Janeiro. 1890-1950 : Coleção Capoeira Viva.

A Coleção Capoeira Viva é composta por livros histórico-etnográficos adaptados de pesquisas acadêmicas, geralmente esquecidas nos arquivos universitários. Cultura, luta, esporte, dança, instrumento de socialização..

 

 

A capoeira é essa arte que está no mundo inteiro e os autores partilha seus conhecimentos e vivência com experiência dentro da capoeira sobre os mais diversos assuntos que você pode imaginar.

Boa leitura!

Anúncios