Qual a origem da mandinga na capoeira?

Ter a origem “mandingo” faz toda diferença dentro da capoeira

Mapa-rota-dos-mandingosOs mandingos são um dos maiores grupos étnicos da África Ocidental, com uma população estimada em 11 milhões. Originários do atual Mali, os mandingos ganharam a sua independencia de impérios anteriores no século XIII. Migraram para oeste a partir do rio Níger à procura de melhores terras agrícolas e de mais oportunidades de conquista.

Através de uma série de conflitos, metade da população mandingo converteu-se ao islamismo. Hoje, cerca de 99% dos mandingos em África são muçulmanos, com algumas pequenas comunidades cristãs.

Durante os séculos XVI, XVII e XVIII, cerca de um terço da população mandinga foi embarcada para a América como escravos, após a captura em conflitos.

Mandinga no Brasil Colonial era a designação de um grupo étnico de origem africana, praticante do islamismo, possuidor do hábito de carregar junto ao peito, pendurado em um cordão, pequeno pedaço de couro com inscrições de trechos do Alcorão, que negros de outras etnias denominavam patuá.

Por serem mais instruídos que outros grupos e conhecerem a escrita, eram geralmente escolhidos para exercer funções de confiança. Costumavam usar turbantes, sob os quais normalmente mantinham seus cabelos espichados. Diversos negros de outras etnias, quando fugiam, também espichavam o cabelo e usavam o patuá em um cordão junto ao peito, porém sem as inscrições, para tentar disfarçar o fato de não serem livres. Mas os mandinga tinham o costume de se reconhecer mutuamente recitando trechos do Alcorão uns para os outros. Caso o negro interpelado não recitasse o trecho correto, o capitão do mato de etnia mandinga, capturaria o fugitivo imediatamente.

No contexto da capoeira, mandinga representa a habilidade do capoerista em surpreender (enganar) o oponente, como uma espécie de “malícia de jogo”. Esta “esperteza” é muito apreciada e consta na letra de diversas canções. Em alguns casos o conceito pode apresentar um sentindo mais amplo envolvendo igualmente uma maior desenvoltura do capoerista durante jogo, com movimentos mais audaciosos na ginga, golpes e esquivas.

Anúncios

2 thoughts on “Qual a origem da mandinga na capoeira?

  1. Salimo Mané

    Olá muito obrigado pelo esclarecimento da palavra mandinga no circuito capoeirista.

    Mas o povo mandinga, é apenas um conglomerado do povo Mande. De facto mandinga é um termo menos exacto para definir este povo com mais 90milhões de falantes de línguas MANDE. O termo mandinga, é atribuído a várias terminologias.
    Por exemplo: MALINKE: o homem do Mali. MANDINKÊ: o homem do Manden.

    A terminologia mais correcta sería POVO MANDE e não mandinga. Porque mandinga somente se refere a um pequeno grupo desse povo de idade infinita.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s