O Mestre de capoeira ensina ”Waldemar do Pero Vaz”

Mestre Waldemar Rodrigues da Paixão revela grandes histórias do seu tempo

Mais conhecido como Mestre Waldemar, Waldemar da Liberdade ou Waldemar do Pero Vaz, sim é ele mesmo o grande capoeirista e cantador.

O mestre Waldemar começa na década de 1940, onde ele implanta um barracão na invasão do Corta-Braço, futuro bairro da Liberdade, todos os domingos ele jogava capoeira e  também ensinava na rampa do mercado na cidade baixa.

Durante a década de 1950, a capoeira dele na Liberdade atrai acadêmicos, artistas e jornalistas. Em 1955  Anthony Leeds , Simone Dreyfus  gravam o som dos berimbaus. O escultor Mário Cravo e o pintor Carybé, também capoeiristas, frequentam o barracão.

Mais tarde, a maior parte dos renomados capoeiristas afirmam ter grande influência na capoeira de Waldemar. A fabricação de berimbaus  era  uma fonte de renda do mestre Waldemar que vendia para os turistas do mundo inteiro que visitava a Bahia.

Muito simples e nunca procurou a fama e, apesar de seu notado talento de cantor e de tocador de berimbau. A música que se escuta nas gravações de 1951 e 1955 é coletiva, sempre tendo, ao menos, um dialogo de dois berimbaus.

Velho e impossibilitado de jogar capoeira e de tocar berimbau pela doença de Parkinson, Waldemar ainda aproveitou um pouco do movimento de resgate das tradições dos anos 1980, cantando em diversas ocasiões e gravando CD com Mestre Canjiquinha.

Nesse vídeo  M.Negoativo entrevista Mestre Waldemar da Liberdade em 1987, uma verdadeira relíquia reveladora! 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s