Uma história interessante abre o espírito para novas realidades educacional

Aprendemos muitas lições com as histórias da pedagogia

O vídeo pode melhorar a aprendizagem das crianças, permitindo-lhes aceder ao conhecimento e explorar a sua imaginação e preparando-as para uma vivência repleta de experiências.

Um vídeo de um acontecimento marcante do passado, por exemplo, ajuda a explicar o presente e a perspetivar o futuro. Constitui sobretudo um instrumento pedagógico, com capacidade para contribuir significativamente através de ideias, métodos e curiosidades.

“[A História da Pedagogia e da Educação] permite (…) tornar mais inteligível a pedagogia atual pelo conhecimento do passado. Graças a ela descobrimos as origens, às vezes longínquas, das nossas tradições educacionais. (…) Por vezes, esse legado do passado pesa ainda consideravelmente na prática educativa (…). (…) Essa história estuda o passado não somente para melhor compreender o estado presente das instituições, dos métodos e das concepções educacionais, como também para prever o futuro pedagógico das nossas sociedades, segundo uma atitude mental prospetiva (…). A lição do passado é experiência que deve auxiliar os educadores a evitar os erros cometidos e a promover as experiências pedagógicas.” Maurice Debesse.

“A história [da Pedagogia e da Educação] não é um simples olhar deitado sobre o passado. Pode ser uma das ferramentas poderosas da compreensão do presente e pertence, deste modo, de pleno direito, à família das ciências da educação.” Gaston Mialaret.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s